Mais um 7 de setembro. Será que temos mesmo o que comemorar? Não quero ser radical, nem pessimista nem patriota ao extremo. No dia em que comemoramos a independência política e administrativa do Brasil em ralação a Portugal seria interessante que cada um parasse um pouco pra pensar na atual situação do país, o que está bem encaminhado, o que temos de bom, o que precisamos melhorar urgentemente. Fazer uma análise semelhante à que alguns fazem no dia de seu aniversário, afinal, podemos dizer que hoje a nação brasileira comemora seu aniversário, mais especificamente, 182 anos.
Algumas pessoas conseguem ser pessimistas demais. Dizem que o Brasil está uma merda (com o perdão da palavra) e não tem jeito de melhorar. Por outro lado, tem aqueles incapazes de observar os muitos problemas em nosso país. Na minha opinião, o Brasil tem sim inúmeros e graves problemas. Basta pararmos pra observar a pobreza, a desigualdade social ao nosso redor, as dificuldades econômicas, o subdesenvolvimento, a violência nas grandes cidades. Ih! É tanta coisa que não dá pra colocar tudo aqui, sempre vamos lembrar de mais alguma coisa.
No entanto, apesar de tudo isso, temos muito do que nos orgulhar também. Temos uma terra abençoada, com belezas naturais, riquezas em termos de recursos. Não sofremos com furacões, terremotos, guerra civil (ignore o RJ, pelo menos agora). Temos um povo que mesmo passando por grandes dificuldades, é alegre, solidário , batalhador. O clima de modo geral é bastante agradável, nada que não possa ser contornado ou ao qual não possamos nos adaptar. A terra é fértil, quando devidamente trabalhada, produz muito. Sim, temos muito com o que nos alegrar dessa nossa pátria.
Talvez o que falte é um pouco mais de consciência, de todos; valorizar esse país, pensar um pouco mais no coletivo e entender que, se o país cresce no coletivo, ele melhora pra cada um individualmente também. Pensemos um pouco mais nisso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário