Páginas

04 abril 2006

Back to my childhood

Alguns temas simplesmente vêm à tona durante conversas diárias. Brincadeiras de quando éramos crianças é um desses temas repentinos. Começamos a lembrar do que fazíamos, quais as brincadeiras de que gostávamos...

Lembro de como conseguíamos fazer o Allan, único menino da rua, brincar com as meninas de Barbie. Ou ficar segurando uma das pontas do elástico, quando só duas de nós queriam pular elástico.

Mas também lembro de todos correndo na rua, jogando futebol (ou tentando jogar - eu sempre fui perna de pau), brincando de esconde-esconde, pega-pega, rouba bandeira, queimado e tantas outras coisas... Muitas dessas brincadeiras nem são mais lembradas pela maior parte das crianças criadas no centros urbanos. A maior parte delas prefere ficar na frente da televisão, ou do video game, ou do computador.

Aqui em Brasília, particularmente, vejo poucas crianças correndo na rua. Até é possível ver uns e outros andando de biclicleta em algumas quadras, ou jogando futebol com os poucos amigos que encontram nos prédios isolantes (é incrível como mal conheço meus vizinhos de bloco!).

Correr muito, passar um turno inteiro brincando na rua com as outras crianças, se divertir como sempre se fez ao longo da história... isso é incomum hoje em dia. Agora, as diversões são outras. Acho que por isso há tanta criança gordinha, ou mesmo obesa. Não que as brincadeiras de hoje em dia sejam melhores ou piores que as de anos atrás, mas que mudou muito a rotina dos pequenos, isso mudou.

O que eu sei, é que tive infância, me diverti muito. E sinto saudades daquele tempo em que a principal preocupação era o dever de casa, que, se muito, tomava uma hora para ser terminado.

Nenhum comentário: