Páginas

31 agosto 2010

Indignação, indigna, inação

Eu lembrei do verso que compõe o versão de uma música do Skank sópra dizer que eu fiquei indignada. Fiquei depois de ler uma matéria no Correio Braziliense sobre um acidente ocorrido na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), próximo oa acesso de Águas Claras. Explico.

Me interessei pela matéria não por conta do fato em si - até porque acidentes em algumas vias do DF são mais do que recorrentes. Me chamou a atenção o fato de esse ter ocorrido no acesso para onde eu moro, num trecho pelo qual eu passo todo santo dia. Os envolvidos eram um senhor com 69 anos em um Peugeot e um condutor de idade não registrada conduzindo um Gol. Possivelmente era jovem.

Leio o texto e, como de costume, sigo para os 25 comentários de leitores registrados. E aí vem o que me deixou indignada. É incrível como ainda existem pessoas que acreditam piamente que idosos não prestam mais para nada. Que absurdo! Dois supostos cidadãos (e reforço, SUPOSTOS, porque para fazer comentários desse tipo... sei não...) dizem claramente que idosos não poderiam mais dirigir.

Um afirma que a legislação tem que ser revista, para impedir que pessoas com mais de 60 anos possam continuar conduzindo seus carros. O argumento: já não têm os reflexos tão apurados para transitar em vias cuja velocidade máxima é 80km/h.

O outro... ah, esse só transcrevendo uma parte: "oq é que um vôvô desse quer dirigir em bsb gente?!?!?pra ele só andador, cadeira de rodas, e aqueles carrinhos motorisados de mercado... (sic)". Me poupem!

Existem senhores e senhoras que estão já com alguns movimentos comprometidos? Claro. Alguns que talvez não possam mais dirigir por N motivos? Sim. Mas daí a você se sentir no direito de ir generalizando e espalhando baboseiras como essas, é preconceito demais.

Pelo menos nos comentários não ficaram todos inativos, como sugere a letra da música. Não foi só um que se mostrou igualmente indignado e disposto a defender aqueles que merecem mais do que o nosso respeito, mas também a nossa admiração. Vale a nota: nos mesmos comentários, alguns relatos de quem estava por perto na hora do acidente dão conta que o Gol estava em alta velocidade, "costurando" os outros carros em uma via em obras.

Nenhum comentário: