Páginas

08 fevereiro 2011

Internet Segura


8 de fevereiro é o Dia Mundial da Internet Segura. Em vários cantos do planeta, pessoas e organizações trabalham para promover o uso seguro da internet. Hummm... e daí? Daí que o tema deste ano é "Estar online é mais que um jogo. É sua vida." Dramático? Nem tanto. Realista, eu diria.

Lembro muito bem quando comecei a utilizar a internet, no final da década de 1990. Ainda não se falava em banda larga em casa e eu acessava muito pouco. Primeiro porque minha mãe não ia gostar nem um pouco de eu estourar a conta de telefone usando todos os pulsos disponíveis navegando. Segundo porque eu não aguentava ficar acordada até a meia-noite, para só aí acessar a net - era nesse horário e nos finais de semana, a partir das 14h do sábado que só se pagava um pulso por acesso. Terceiro motivo (também relacionado a custo dos acessos): nos finais de semana eu tinha coisas mais interessantes para fazer, como ir à praia, à igreja, participar do churrasco em casa e até estudar.

Não, eu não via graça nenhuma em passar horas no Mirc (é, ainda não se usava MSN). Nem no ICQ (nesse, nem conta eu fiz). Eu era tímida demais para ficar puxando papo com qualquer pessoa desconhecida. E mesmo com os amigos o assunto terminava logo. Ora, eu não tinha paciência pra ficar falando abobrinha online. Não naquela época.

Aí vim para Brasília e tudo mudou. Internet passou a ser uma ferramenta essencial para as atividades da UnB, devidamente incluída aí a troca de informações por e-mail com os colegas para marcar festas, happy hours e afins. Nessa leva criei o blog. E passei a ficar horas a fio conectada. Claro que só depois que passamos a ter banda larga em casa.

Mas por que essa lenga lenga? Não é só pra encher espaço por aqui. Eu já ia chegar no episódio da minha senha roubada no internet banking. E levaram também a senha do meu primeiro @hotmail.com.

Agora, sim, tudo a ver com o tema do dia. Internet segura inclui o cuidado com a divulgação de informações pessoais - que eu me lembro de ter tentado tirar ou restringir ao máximo no orkut e no facebook. Mas inclui também o cuidado com a atualização de bons serviços de antivírus e firewall no PC nosso de cada dia.

Perdi as senhas do BB e do hotmail por descuido, clicando em link indevido no orkut. Perder e-mail não foi nada, ruim mesmo foi terem feito um DOC na minha conta com saldo de estudante universitário. Talvez, se tivesse um firewall instalado e ativo e um antivírus decente tivesse evitado a perda das senhas. Não sei se adiantaria, mas desde então, por mais que o antivírus seja gratuito e o firewall o do próprio Windows, estão sempre ativos, e atualizados. E nunca mais tive problemas. Espero que continue assim. Fica a dica e o material de divulgação da campanha.

Nenhum comentário: