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29 abril 2011

Eixão a 60km/h, não, né?!

Eu sei que as passagens subterrâneas são sujas, mal-cuidadas e inseguras. Sei também que falta educação a muitos motoristas que não conseguem respeitar limite de velocidade e acham a coisa mais correta do mundo ficar acossando o carro da frente para andar mais rápido ou ficar "costurando" o trânsito todo porque estão com pressa. Concordo ainda que é necessário fazer alguma coisa para evitar acidentes sempre trágicos como os que acontecem constantemente no Eixo Rodoviário de Brasília, o Eixão.

Mas daí a querer rebaixar a velocidade para 60kmh/ - igualando com o limite praticado nos Eixinhos - ou mesmo cogitar semáforos ao longo da via... eu acho demais. Essas foram as propostas que ouvi em um debate na CBN Brasília. E discordo das duas.

Antes disso, que tal tentar colocar um pardal em casa poste? Quem sabe assim o limite atual de velocidade vai ser respeitado. Que tal revitalizar as passagens subterrâneas, para, quem sabe, os pedestres começarem a usa-las? Que tal educar motoristas e pedestres antes de querer dificultar a vida de quem só quer fazer o percurso entre os extremos norte e sul de Brasília de forma mais ágil? Respeitando as leis de trânsito, diga-se.

Um dos argumentos que ouvi no debate era de que devemos respeitar mais a vida do pedestre do que a pressa do condutor. Ok. Até concordo. Mas que o pedestre respeite sua própria vida. O Eixão é uma rodovia que cruza uma cidade tombada. Não é possível construir passarelas. Tem-se, então, as passagens subterrâneas. Aliás, que usei durante um ano inteiro para ir à faculdade e voltar.

Ah, mas as passagens são inseguras... Concordo. Mas eu preferia arriscar ser assaltada em vez de ser atropelada e, quase inevitavelmente, morrer. Ou, no mínimo, causar um acidente porque o carro teve que frear bruscamente, o de trás não conseguiu e bateu. Pior que um assalto, sem dúvida.

Outra coisa: alguém realmente acredita que um suposto limite de 60km/h seria respeitado? Mesmo? Hoje eu estava dirigindo no Eixão e o Renan, olhando para o Eixinho Leste, viu carros mais rápidos do que eu. Detalhe: eu estava a 80km/h e o limite no Eixinho é 60km/h. Não sejamos hipócritas... Uma freada brusca para não passar no radar acima do limite poderia causar danos tão ruins quanto os que já vemos hoje em dia.

Antes que o post fique mais longo e confuso do que já pode estar, resumo: antes de mudar as regras de circulação no Eixão, eduquemos motoristas e pedestres, melhoremos as passagens subterrâneas, coloquemos uma pardal em cada poste, se for o caso. Se isso não melhorar em nada a realidade, aí pensemos em outras soluções. Mas sem radicalismo "para inglês ver".

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