Páginas

15 agosto 2004

Casa

Existe uma idade certa pra sair da casa dos pais, criar vida e identidade próprias?
Eu realmente acho que não.
Saí da casa da minha mãe aos 18, só pra vir enstudar em Brasília. Com certeza, o fato de mamãe ter saído da casa dos meus avós assim que pasou no vestibular, aos 17 anos, me encorajou a fazer o mesmo. Se ela conseguiu, porque eu, que vou ter bem mais apoio dela do que ela pôde ter, não posso conseguir também?
Pra mim, essa com certeza está sendo uma ótima experiência. Cresci bastante, e ainda vou amadurecer muito mais, tenho certeza. Conheci várias pessoas. Fiz bons amigos. Estou aprendendo a ser responsável por mim mesma, por minhas decisões, dona do meu nariz (mesmo ainda dependendo financeiramente dela).
No entanto,não é porque pra mim o momento foi esse que tem que ser pra todo mundo.
Tem gente que não consegue sair de casa, largar da "barra da saia da mamãe", ou então a conta bancária dos pais. Outras pessoas não precisam disso pra criar asas e voar. Conseguem levar a vida numa boa, mantendo uma relação sadia com os pais e o mundo ainda morando com os primeiros.
Tem aqueles, ainda, que sentem necessidade de alçar vôo. Irem morar sozinhos, mesmo não mudando de cidade nem casando. Esses precisam cortar alguns laços pra se sentirem completamente independentes.
Esse não foi o meu caso. Saí por escolha acadêmica. E já tava na minha hora de aprender a viver sozinha. Também não me sinto nem um pouco desamparada. Sempre tive bem claro que, precisando, poderia voltar a qualquer momento e começar tudo de novo.
Pois é, cada um tem o seu tempo, o seu momento, sua necessidade. O meu tempo, creio eu, já está sendo!

Nenhum comentário: