Páginas

18 abril 2005

A má-educação

Me pediram para escrever sobre algo que eu gostaria de mudar no mundo. Bem, antes de qualquer coisa, me pediram para escrever, e disso eu gostei. Agora, o que eu gostaria de mudar no mundo? Bem, aí eu tenho que pensar um pouco. Há por aí muitas coisas que eu considero passiveis de mudança. Muitas coisas mesmo!

Mas vamos lá, que eu tenho de escolher uma coisa só, senão ninguém vai ter paciência de ler o que escrevo, de tão grande que vai ficar. E já que tem de ser assim, eu vou me revoltar contra a má-educação.

Sim, o mundo anda muito mal-educado. Não falo da falta de educação da escola (se bem que essa também está em falta), ou da falta de “it” de alguns, que simplesmente desconhecem algumas regras de etiqueta.
Estou me rebelando aqui é da falta de educação no convívio com os outros, a falta de respeito para com as diferenças. Ora bolas! Num país tão grande, com uma sociedade tão heterogênea, como conviver se não respeitamos as diferenças, as dificuldades e as limitações daqueles que nos cercam? Simplesmente não dá.

Garanto que, se as pessoas se respeitassem mais, o mundo seria muito melhor. Respeito traz tolerância. Não precisamos aceitar todas as posições ou os pensamentos de Fulano e Cicrano, no entanto temos que respeitá-los. Não somos perfeitos, portanto não podemos exigir perfeição de ninguém.

É desse tipo de educação que estou falando. Eu poderia falar aqui da falta de amor no mundo (o que está bastante ligado à falta de educação), ou da minha vontade de comer tudo o que der na telha e não engordar. Mas não, eu estou reclamando da falta de educação, de respeito, de tolerância, de paciência para ouvir as idéias alheias e lhes dar o devido valor.

Querem um exemplo da falta de educação prejudicando todo o planeta? Basta olhar para nossos amiguinhos da América do Norte. Sim senhor, os norte-americanos, moradores dos Estados Unidos da América. Esses indivíduos se julgam muito tolerantes, defensores da liberdade etc etc etc. No entanto, não tem um pingo de respeito para com a grande maioria da população mundial. Querem impor sua “american way of life” a todos quanto puderem. Não importa a cultura ou os valores dos outros, eles são mais evoluídos e os defensores da Verdade. Até parece...

Pois é... já estou falando demais. Espero não estar enchendo o saco de ninguém. É que me pediram pra soltar o verbo. Aí eu só fiz o que foi requisitado, só isso. E o que eu penso está aí. Se não concordam, danem-se! Não tô nem aí! Eu tenho certeza de estar certa e pronto! E tem mais... ops! Acho que era eu que estava falando em educação, respeito, tolerância e tal, né? Foi mal, acho que eu mesma estou me contradizendo agora. Mas a vida é assim mesmo. ninguém é perfeito. Muito menos eu.

Nenhum comentário: