Páginas

19 novembro 2005

Felicidade e alegria não são a mesma coisa

Tem gente que seguidamente confunde alegria e felicidade. Geralmente isso não traz grandes conseqüências, quando as traz. No entanto, pode suscitar interpretações equivocadas sobre o estado de espírito de determinado indivíduo, numa situação em particular.

Hoje, talvez, alguém possa dizer que eu não estou feliz. Que motivos não tenho eu para estar feliz? Na verdade, eu SOU feliz. É exatamente aí que mora a grande diferença. Qualquer pessoa pode estar alegre, ou mesmo estar feliz. O difícil (ou não) é ser feliz. Pode parecer bobagem, mas essa ligeira mudança de verbos causa uma diferença enorme.

Felicidade, pelo menos ao meu ver, não é simplesmente um estado de espírito, é uma condição permanente de vida. Alegria, sim, é um estado passageiro. Podemos estar alegres num instante, acontece alguma coisa, ou não, e essa alegria escapa por entre nossos dedos, sem mais nem menos. Felicidade não... com ela, a história é outra.

Voltando ao meu ser feliz e/ou estar alegre... bem. Como não estar feliz com todas as coisas boas que me têm acontecido nos últimos meses? Dúvidas sempre surgem, mas de uma forma ou de outra, eu sei que ele está ali. Se também que Ele nunca me deixou, e está ao meu lado, me carregando no colo nos momentos mais difíceis. Não estou dizendo que ele não está... está sim, eu sei, com seu jeitinho quieto, cuidadoso, sempre atento e precavido. Alguém tem que ser mais cabeça no lugar nessa história toda...

Sei que ela também está sempre pronta, por mais longe que esteja. E elas que estão perto, tenho certeza que estão sempre dispostas a emprestar um ombro, um colo, um ouvido, dar conselhos, ouvir lamentos, secar lágrimas, se for o caso. O que me falta para a felicidade? Ganhar na mega sena? Não, dinheiro não compra o amor de ninguém. Ter um emprego estável? Calma, tudo a seu tempo. Antes disso, deixa eu me formar, aprender um pouco mais.

Mas é isso... talvez hoje eu só não esteja tão alegre. O tempo chuvoso contribui um pouco para isso. Viagens da minha cabecina voadora também... Mas isso passa. Hoje tem culto jovem, amanhã, reunião da diretoria do DBCO. E lá vamos nós!

Nenhum comentário: