Páginas

04 outubro 2004

Memórias

Eu estava lendo há pouco um texto que relembra algumas coisas boas que a minha geração viveu na infância. Brincadeiras, programas de televisão, tanta coisa boa que as crianças de hoje em dia não tem... mas o melhor do texto é a capacidade de evocar lembranças boas.

Eu não diria que eu tenho, como algumas pessoa têm, um baú de lembranças. Eu tenho, sim, um armário e algumas gavetas em Maceió, uma prateleira aqui em Brasília e algumas pastas de arquivos no computador aqui de casa. O que eu guardo nesses lugares? Fotografias. Muitas, dos mais variados eventos, ou até de evento nenhum. Foto por foto, simplesmente como uma lembrança. Afinal, nada como uma imagem para dar vida a lembranças, mesmos as mais distantes.

Fotografias formam o meu mais precioso 'baú' de memórias. Inclusive aquelas de que ninguém gosta muito, mas que têm o tamanho ideal pra carregar na carteira: fotos 3x4. Tenho várias, e assim sempre me lembro dos meus amigos. Infelizmente não tenho de todos, mas faço o possível...

A melhor coisa das fotografias é a facilidade, de tê-las e de vê-las. Elas não mofam com tanta facilidade como as fitas VHS, não são tão caras como DVD's, não nos obrigam a ter um aparelho específico para serem vistas, e isso pode ser feito mesmo quando não temos energia elétrica, basta um pouco de luz, o suficiente para enxergarmos. Sim, eu adoro fotografias. Em parte, devo isso a minha mãe, quase fanática por tirar e ver fotografias.

Talvez seja por isso que eu estava tão ansiosa para começar a ter aulas de fotografia na UnB...

Nenhum comentário: